natal / RN - segunda-feira, 29 de abril de 2024

Login para pacientes

Clique no botão "Acessar" para visualizar seus documentos médicos.

Acessar

Artigos

1) VITAMINA D : uma arma poderosa contra o câncer de mama!

Vitamina D

A Vitamina D confere significativa proteção contra o cancer de mama. Estudos laboratoriais têm mostrado que a vitamina D suprime o crescimento do câncer de mama:1) bloqueio dos sinais que estimulam o crescimento das células cancerosas,2) aumento dos sinais que inibem o crescimento tumoral,3)altera favoravelmente genes regulatórios do ciclo celular.

Estes três efeitos da vitamina D podem evitar que as células mutantes de se tornem malignas e até mesmo induzir a morte das células cancerígenas (apoptose).

Estudos descobriram uma forte correlação entre os níveis sanguíneos de vitamina D e o risco de câncer de mama. Um estudo de caso-controle comparando 1.394 pacientes de câncer de mama na pós-menopausa com 1.365 controles mostrou que baixos níveis sanguíneos de vitamina D foram significativamente relacionados ao risco de câncer de mama. Na verdade, as mulheres com os níveis mais altos de vitamina D tiveram uma redução de quase 70% no risco de câncer de mama, em comparação com as mulheres com o menores níveis de vitamina D .

Pesquisa semelhante examinou a relação entre os níveis sanguíneos de vitamina D e o risco de câncer de mama e revelou que as mulheres com níveis sanguíneos de vitamina D de aproximadamente 52 ng / mL tiveram um risco 50% menor de câncer de mama em comparação com mulheres que tiveram níveis de vitamina D abaixo de 13 ng/mL.

Em um outro estudo, os efeitos da administração de 1100 UI por dia de vitamina D (com cálcio) foi avaliada em 1.180 mulheres, onde 127 eram pós-menopáusicas. Depois de apenas quatro anos, o risco de desenvolver qualquer tipo de cancer foi de 60% mais baixa no grupo que recebeu vitamina D (e cálcio ) em comparação com aqueles que receberam apenas cálcio. Os cientistas, em seguida realizada uma análise mais detalhada dos dados. Quando excluíram os canceres diagnosticados no primeiro ano do estudo (cânceres pré-existentes presentes no momento que os participantes começaram a tomar vitamina D), encontraram uma redução surpreendente de 77% na incidência de câncer no grupo que recebeu a vitamina D, em comparação com placebo.

Garantir os níveis sanguíneos de vitamina D acima de 50 ng / mL é um passo crítico na redução do risco de câncer.

 

Referências:

J Steroid Biochem Mol Biol. 2007 Mar;103(3-5):708-11.

Am J Clin Nutr. 2007 Jun;85(6):1586-91.

Cell Cycle. 2008 Apr 1;7(7):917-24.

Cancer Prev Res (Phila Pa). 2009 Jun;2(6):598-604.

Mol Cancer Ther. 2007 Apr;6(4):1433-9.

 

2) INDOL-3-CARBINOL : CRUCÍFERAS - Bloqueia a ação de hormonios que causam câncer de mama

Indol 3 carbinol (I3C) - Crucíferas

Indol–3–carbinol (I3C) É um fitoterápico extraído dos vegetais crucíferos, tais como brócolis, repolho e couve de Bruxelas. Eles ativam uma enzima hepática conhecida como CYP1A1. Esta enzima faz com que o Estradiol (hormônio feminino) seja convertido em 2OHE1 (2-hidroxiestrona), ao invés de 16alfaOHE1 (16-alfa-hidroxiestrona). Este último é um metabólito oncogênico para o câncer de mama. Já o 2OHE1 protege a mama contra o câncer. Então o uso de Indol–3-carbinol aumenta a quantidade de 2OHE1 (...)

3)AZEITE DE OLIVA : uma super proteçãoo para o seu coração e cérebro!

 

Um recente estudo publicado no periódico Am.J Clin Nutr. em 2012 mostrou que o consumo de azeite de oliva reduz em 44% as mortes por doenças cardiovasculares(DCV), no caso,  infartos cardíacos e acidentes vasculares cerebrais(AVC).(1)

Rico em polifenóis que correspondem a 2% do conteúdo do azeite, melhoram os lipídeos sanguíneos e a função endotelial (camada interna das artérias), contribuindo para artérias mais saudáveis e pressão arterial em níveis normais. O azeite de oliva é rico em ácido oleico que aumentam os níveis de HDL( considerado o colesterol bom por fazer a “limpeza”) e reduzir os níveis de LDL (considerado como colesterol ruim porque, quando oxidado, deposita-se nas paredes dos vasos, formando as placas de gordura).(1,3)

Outro polifenol com importantes benefícios cardiovasculares encontrado no azeite é o Hidroxitirosol.

O consumo de 2 colheres de sopa de azeite por dia leva à redução média de 31,5mg/dl no LDL.(2) O LDL oxidado é um forte fator de risco para infartos cardíacos em pessoas aparentemente saudáveis,  pois penetra facilmente na parede da artéria, promovendo inflamação e dando início ao processo de aterosclerose.(3).

O consumo de  2 colheres de sopa de azeite por dia produz um aumento de 1,74mg/dl no HDL colesterol. Cada aumento de 1mg/dl no HDL, associa-se a uma redução de 2 a 3% no risco de doença cardíaca coronariana.(4)

O trabalho do HDL colesterol é remover o colesterol ruim das células brancas de defesa, os macrófagos, sendo eliminado do corpo através da bile, reduzindo assim o colesterol total. Esta capacidade do HDL em fazer esta “limpeza”chama-se capacidade de efluxo do HDL. Os polifenóis do azeite de oliva otimizam a função do HDL por aumentar o tamanho das suas partículas. As partículas maiores de HDL (chamadas HDL2) tem melhor habilidade em remover o colesterol das placas arteriais que as partículas menores ( HDL3). (5)

Um estudo duplo cego ítaio-americano demosntrou que o consumo diário de 30 ml de azeite de oliva rico em polifenóis durante 4 meses, aumentou intensamente a função endotelial, que é a capacidade que as artérias têm em manter um fluxo sanguíneo saudável e uma pressão arterial normal, em adultos com aterosclerose.(6) A disfunçãoo endotelial está presente em pacientes com doença arterial coronariana, diabetes melitus tipo II, hipertensão, obesidade, hipercolesterolemia e síndrome metabólica.(7)

O azeite de oliva extra-virgem é estável a temperaturas de até  250-350ºC, por isso pode perfeitamente ser utilizado nos processos de cozimento e até mesmo de frituras (8)

 

 Referências:

1.Buckland G. Mayen AL, Agudo A, et al. Olive oil intake and mortality winthin the Spanish population (EPIC-spain). Am J Clin Nutr. 2012 July;96(1):142-9.

 

2.Haban P, Klvanova L.Zidenova E, Nagyova A, Dietary supplementation with olive oil leads to improved lipoprotein spectrum mentation with olive oil leads to improved lipoprotein spectrum and lower n-6 PUFASs in elderly subjects. Med Sci. Monit. 2004, Apr;10(3) ;PI49-54.

 

3.Meisinger oxized low-density lipoprotein, a Strong predictor for acute coronary heart disease events in apparently middle aged men from the general population. Circulation. 2005 Aug 2;112(5):651-7.

 

4.Killen MJ, Pontoniere P. Crea R Hidroxytyrosol: An examination of its potential role in cardiovascular disease, inflammation, and longevity, AgroFood Industry Hi-Tech.2011 Sept/Oct;22(5):16-9.

 

5.Hernaez Á, Fernández –Castillejo S, Farràs M, et al. Olive oil polyphenols enhance high-density lipoprotein function in humans: A randomized controlled trial. Arterioscler Thromb Vasc Biol. 2013 Jul; 33(7):1449-51.

 

6.Widmer RJ, Freund MA, Flammer AJ, et al. Benefic effects of polyphenol-rich olive oil in patients with early atherosclerosis. Eur J Nutr. 2013 April: 52(3):1223-31.

 

7. Jimenez-Morales AI, Ruano J, Delgado-Lista J,et al. NOS3Glu298Asp polymorphism interacts with virgin olive oil phenols to determine the postprandial endotelial function in patients with the metabolic syndrome. J Clin Endrocrinol Metab. 2011 Oct;96(10); E1694-702.

 

8. Availabe at: http://www.aoopa.org/faq-m-10-10.html#q23.

4) OVO INTEIRO : Seu melhor "Wey prtotein"!

 

Considerado como perigoso durante décadas , os estudos têm mostrado que ele não aumenta as taxas de colesterol no sangue como se pensava, e ainda por cima ajuda a emagrecer.

 

O ovo é um alimento de alto valor biológico. Ele é rico em proteínas, contem todos os aminoácidos essenciais e, ainda tem um custo muito acessível. A lecitina contida no próprio ovo interfere na absorção do colesterol,impedindo que ele seja captado pelo intestino, a partir de onde, naturalmente ,iria para a corrente sanguínea.

Quase todos os nutrientes estão concentrados na gema que é uma fonte importante de ferro, tem altas doses de colina (nutriente importante para o desenvolvimento fetal,além de proteger o cérebro e a memória),ácido fólico e vitamina B6 (reduzem os níveis de homocisteína).

Comer ovos no café da manhã ajuda a emagrecer, pois provoca uma sensação de saciedade maior e mais duradoura.

Os Carotenóides do ovo reduzem a incidência de doença cardiovascular, doença macular relacionada a idade,previne catarata e retinose pigmentar.

Açoes Pró saúde do OVO:

  • Melhora a visão e previne doenças oftálmicas degenerativas.
  • Ação Anti-inflamatória (reduza PCR-proteina C reativa)
  • Auxilia no Emagrecimento, aumentando hormônios que atuam na saciedade como a Colecistoquinina, além da Adiponectina.
  • Aumenta o HDL - a fração boa do colesterol.
  • Reduz os níveis de Insulina (prevenindo diabetes)
  • Melhora as alergias, pela ação do zinco
  • Benéfica para o crescimento e desenvolvimento corporal: apresenta na sua composição a PQQ (Pirrolo Quinonina Quinona)

Um ovo é composto por:

  • Ácidos Graxos Saturados
  • Ácidos Graxos Insaturados
  • 20 Aminoácidos
  • 14 Minerais
  • 12 Vitaminas
  • Carotenoides
  • Vitamina B12,Folato,Vitaminas A,D,E,K
  • Aminoácidos/Proteinas(20%das proteinas que necessitamos diariamente é proporcinada por 1 ovo!)
  • Fosfatidilcolina(conhecida como Lecitina)
  • Carotenóides Luteína/Zeaxantina

O Ovo "Caipira" ou orgânico chega a ter 10 a 20 vezes mais ômega 3 que o ovo de " granja".

A melhor maneira de prepará-lo é cozido. O ovo crú pode ser uma fonte de salmonellose, pois a salmonela pode contaminar o ovo através de microrrachaduras em sua casca.

O ovo deve ser ingerido completo, e não só uma parte ou outra, como só a clara ou só a gema.

Ele é uma fonte proteica de excelente aproveitamento dos aminoácidos. Veja a comparação entre ovo (clara + gema) - 48% e as diversas fontes abaixo:

  • Leite Materno - 49%
  • Carne, peixe e frango - 32%
  • Fórmulas de aminiácidos (as melhores) - 30%
  • Soja - 17%
  • Lácteos - 16%
  • Clara de Ovo - 17%
  • Espirulina - 6%


5) Bodypeel : Peeling para o corpo

É o peeling do corpo (envelhecimento das mãos, braços, colo, abdômen e coxas).

Reorganiza estruturalmente a pele, nos casos de fotoenvelhecimento cutâneo corporal, estrias e celulite.

Melhora a textura e elasticidade da pele e trata as manchas solares que aparecem com a idade, bem como as rugas indesejadas do colo.

É excelente no pré-operatório de cirurgias plásticas, pois aumenta a elasticidade cutânea, facilitando o ato operatório e estimulando a cicatrização.

Fácil aplicação, logo após o procedimento o paciente é liberado e pode exercer suas atividades normalmente!

Geralmente são necessárias poucas aplicações : 3 a 6, dependendo da indicação.



6) Manchas na face tem cura?

Não podemos pretender a cura das manchas da pele provocadas pela melanina, mas sim o seu controle, pois a melanina é uma substância protetora da pele.

As machas aparecem com gravidez, exposição excessiva ao sol, uso inadequado de cosméticos, anticoncepcionais, stress, etc. Um fator muito importante é a predisposição genética.

O PEELING DE URUCUM, é um sistema de tratamento inovador que visa clarear a pele, controlando a produção excessiva de melanina, sem contudo elimina-la completamente. Utiliza substâncias anti-oxidantes e anti-inflamatórias, entre elas a Bixina do Urucum, que são semelhantes a melanina da pele e provocam o seu mascaramento. Estudos realizados na Europa demonstraram que o Peeling de Urucum é várias vezes mais potente para clarear a pele que os clareadores mais conhecidos até então.

Faça o agendamento de suas consultas online. Clique ao lado para ver os horários disponíveis.

Marcar consulta